Executada para identificar o horizonte e o tipo de Solo, ao longo da perfuração, e determinar a resistência NSPT a cada metro.
Ver DetalhesNormalmente executada para a coleta de amostras deformadas, identifica e caracteriza o horizonte e o tipo de Solo ao longo da perfuração.
Executada para identificar o horizonte e o tipo de Solo e Rocha. Determina a resistência NSPT quando Solo e a Recuperação e o RQD da Rocha.
Executada para identificar o horizonte e o tipo de Rocha, ao longo da perfuração, e determinar a Recuperação e o RQD do material.
Executada sobre balsa, identifica o horizonte de água, o tipo e o horizonte de Solo e de Rocha quando mobilizada a sonda-rotativa.
Determina a resistência da ponta, a pressão dinâmica dos poros e o atrito da luva continuamente durante a penetração.
Consiste na medição do torque necessário à rotação de uma palheta. Determina a resistência ao cisalhamento sob condições não drenadas.
É um tubo de alumínio usado para coletar e proteger amostras de solo em um estado imperturbável para análise posterior em laboratório.
Utilizado na coleta de amostras indeformadas de solos mais resistentes, materiais rijos e compactos em que não é possível o amostrador Shelby.
Blocos moldados e extraídos de maneira manual, retirado com o mínimo de alteração que possa ocorrer para preservar as condições naturais.
Executado para identificar a estrutura do pavimento. Durante a execução identifica-se a espessura e o tipo de material de cada camada.
Executado para extrair corpos de prova da estrutura do pavimento, o CP pode ser extraído em revestimento asfáltico ou de concreto simples.
Instalado para permitir a extração de amostras de água subterrânea e monitorar a qualidade da água e sua eventual contaminação (ensaios químicos).
Executado para monitorar o nível do lençol freático. Permite com instrumentos específicos monitorar a variação do NA' ao longo do tempo.
Executado para monitorar deformações de um maciço. Pode ser instalado em horizonte de Solo ou Rocha quando mobilizada a sonda-rotativa.