Ensaios de Laboratório

Adensamento (ADENS)

Compressibilidade do solo, identificar as deformações e o tempo que essas deformações demoram para se processar.

Estudo de Dosagem (DOSAG)

Misturas de amostras de solo com estabilizante (cimento, cal, aditivo) ou materiais granulares (brita, cascalho).

Módulo de Resiliência (MR)

É a relação entre a tensão vertical desviadora e deformação resiliente correspondente, e é obtido para pares de tensões definidos, confinante e desviadora.

Deformação Permanente (DP)

Consiste em aplicar um grande número de ciclos de carga repetida para um estado de tensões em cada corpo de prova, anotando as deformações permanentes acumuladas ao longo dos ciclos.

Ensaio Triaxial (TRI)

Aplica-se uma tensão axial através de uma haste de carregamento vertical para provocar a ruptura por cisalhamento no corpo de prova. Os ensaios triaxiais podem ser executados nos tipos: UU, CU, CD.

Cisalhamento Direto (CD)

Obtém uma correlação entre a tensão cisalhante na ruptura e a tensão normal, definindo-se diretamente a envoltória de Mohr-Coulomb.

Cisalhamento Direto Simples (DSS)

O Direct Simple Shear (DSS) é um ensaio para determinação da resistência ao cisalhamento dos solos. Em ensaios DSS, o solo é consolidado no estado geoestático de tensões (ou seja, em K0).

Compressão Não Confinada

O Ensaio COMP.NC aplica uma carga normal na direção axial do corpo de prova (CP), sem que haja tensão confinante, a fim de determinar o parâmetro de resistência uniaxial do CP.

Compressão Simples (COMP.S)

O Ensaio de Compressão Simples (Solo, Rocha, Concreto, Asfalto) é utilizado para determinar a capacidade de suporte do material quando submetido a cargas verticais.

Limite de Plasticidade (LP)

Umidade na qual o solo passa do estado plástico para o estado semi-sólido. Ou seja, é o menor teor de umidade em que o solo se comporta plasticamente.

Limite de Liquidez (LL)

Umidade na qual o solo passa do estado líquido para o estado plástico. É o teor de umidade que, com 25 golpes, une os bordos inferiores de uma canelura aberta.

Granulometria por Peneiramento (PEN)

A distribuição granulométrica dos materiais granulares, areias e pedregulhos, é obtida por meio do processo de peneiramento de uma amostra.

Massa Específica dos Grãos (MESP)

Relação entre a sua massa total e o seu volume total, incluindo-se aí o peso da água existente em seus vazios e o volume de vazios do solo.

Granulometria por Sedimentação (SED)

A distribuição granulométrica dos materiais finos, silte e argilas, é obtida por meio do processo de Sedimentação de uma amostra.

Classificação MCT - Pastilha (MCT.P)

Procedimento Expedito para identificação dos Solos Tropicais, caracterização da amostra de solo quanto ao comportamento laterítico (ou não).

Classificação MCT (MCT.C)

Procedimento normativo que se fundamenta em determinações de propriedades em corpos-de-prova compactados, de dimensões miniatura. Caracteriza a amostra quanto ao comportamento laterítico.

Ensaio de Compactação (COMP)

Identifica o ponto correspondente a umidade ótima (hot) e a densidade máxima aparente seca (Vs,max) da amostra. O ensaio pode ser Executado na energia: Normal, Intermediária e Modificada.

Ensaio de CBR e Expansão (CBR)

Relação entre a resistência à penetração de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistência do mesmo cilindro em uma pedra britada padronizada.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br