"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio de compressão não confinada do tipo RU – Conheça mais detalhes sobre este ensaio – Norma ASTM D 2166 / NBR 12770 / DNER IE 004
Ensaio de compressão não confinada do tipo RU – Conheça mais detalhes sobre este ensaio – Norma ASTM D 2166 / NBR 12770 / DNER IE 004

O Ensaio Triaxial do tipo RU de compressão não confinada é realizado em corpos de prova cilíndricos em amostras indeformadas ou remoldadas de solos coesivos.


Foto 1. Corpo de prova moldado para Ensaio Triaxial.

O ensaio consiste na aplicação de carregamento axial em prensa simples não sendo possível aplicar tensões de confinamento lateral. O ensaio é realizado com acréscimo da tensão axial σ1 a velocidade constante.

A aplicação da tensão axial é rápida e o círculo de Mohr obtido é com ângulo de atrito φ=0, sendo o ensaio indicado para solos puramente coesivos.

Os resultados obtidos no ensaio são limitados na sua interpretação, sendo utilizados para identificar a consistência de argilas e determinação da sensibilidade quando ensaiadas amostra naturais e amolgadas.

Leia mais:

Precisando de Ensaios Geotécnicos ? 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br