"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio Triaxial -  Conheça 5 (cinco) tipos de ensaios executados com o Triaxial Estático
Ensaio Triaxial - Conheça 5 (cinco) tipos de ensaios executados com o Triaxial Estático

O Ensaio de Compressão Triaxial é um método para determinação dos parâmetros da resistência ao cisalhamento. Dentre os diversos métodos disponíveis, esse é considerado um dos mais confiáveis e, por isso, é amplamente utilizado para ensaios convencionais e de pesquisas. Geralmente, nesse ensaio, o corpo de prova (de cerca de 36 mm de diâmetro) é envolvido por uma fina membrana de borracha e colocado em uma câmara cilíndrica, preenchida, normalmente por água ou glicerina. Esse corpo de prova é então submetido a uma pressão de confinamento por compressão do fluido na câmara.  Deve-se aplicar uma tensão axial através de uma haste de carregamento vertical para provocar a ruptura por cisalhamento no corpo de prova. 



   Foto 1. Corpo de prova durante a realização do Ensaio Triaxial.


A seguir listamos cinco (5) tipos de ensaios, frequentemente solicitado pelos projetistas geotécnicos, e que utilizam a prensa Triaxial Estática:


ENSAIO TRIAXIAL (CD) – ADENSADO E DRENADO – NORMA ASTM D7181

O Ensaio Triaxial do tipo CD é realizado permitindo a drenagem do corpo de prova de forma a dissipar a pressão neutra, sendo seu parâmetro de resistência obtidos em termos de tensão efetiva.


ENSAIO TRIAXIAL (CU) – ADENSADO NÃO DRENADO – NORMA ASTM D4767

O Ensaio Triaxial do tipo CU é realizado não possibilitando adensamento adicional na ruptura do corpo de prova, sendo seus parâmetros de resistência apresentados em termos de tensões totais e efetivas.


ENSAIO TRIAXIAL (UU) – NÃO ADENSADO NÃO DRENADO – NORMA ASTM D2850

O Ensaio Triaxial do tipo UU não permite adensamento do corpo de prova em nenhuma fase do ensaio, sendo sua interpretação em termos de tensão totais.


ENSAIO TRIAXIAL (EL) – EXTENSÃO LATERAL

O Ensaio Triaxial do tipo EL consiste na simulação da trajetória de tensões totais em um cenário de escavação.


ENSAIO DE COMPRESSÃO NÃO CONFINADA (RU) – NORMA ASTM D2166

O Ensaio do tipo RU é realizado sem confinamento, indicado para solos coesivos de modo a identificar a sensibilidade do corpo de prova e a consistência, normalmente realizado em amostras com predomínio de argila.


Leia mais:

Ensaio Triaxial do tipo CD - Adensado e Drenado – Conheça mais detalhes sobre o ensaio - Norma ASTM D7181

Ensaio Triaxial do tipo CU - Adensado e Não Drenado – Conheça mais detalhes do ensaio - Norma ASTM D7181

Ensaio Triaxial do tipo UU – Não Adensado e Não Drenado – Conheça mais detalhes sobre este ensaio - Norma ASTM D4767

Ensaio Triaxial do tipo Extensão Lateral (EL) – Ensaio de trajetória de Tensões – Conheça mais detalhes sobre este ensaio.

Ensaio de compressão não confinada do tipo RU – Conheça mais detalhes sobre este ensaio – Norma ASTM D 2166 / NBR 12770 / DNER IE 004


Precisando de Ensaios Geotécnicos ? 

A SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br