"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Sondagem Rotativa (SR)
Sondagem Rotativa (SR)

Sondagem Rotativa (SR) é o método de investigação geológico geotécnico que consiste no uso de um conjunto motomecanizado projetado para a obtenção de amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através de ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante. A amostra de rocha obtida é chamada de testemunho. (WILSON, 1999, p. 22).

É realizado através de sondas rotativas, providas de hastes, coroa de corte e barrilete amostrador. A profundidade da sondagem deve ser interrompida segundo critérios preestabelecidos, em função da finalidade da sondagem a ser realizada. Utiliza um conjunto de equipamentos que trabalham de modo mecanizado, perfurando rochas, em formato cilíndrico, através de sua ação cortante. Esse procedimento possibilita que amostras e fragmentos sejam retirados dos níveis mais profundos do solo que está sendo estudado e, devido a sua automatização e especialização, tornou-se um dos meios mais concretos e utilizados para a qualificação de maciços rochosos.

Foto 1: Amostras retiradas em sondagem de campo - Testemunho de Rocha.


Em geral, é necessário atravessar camadas de solo, com espessura e características muito variáveis, para alcançar o maciço rochoso. Para atravessar as camadas de solo, podem ser utilizados diferentes procedimentos: 

  • Perfuração destrutiva no trecho de solo, sem amostragens e ensaios. Utilizada quando não há interesse ou necessidade de dados e amostras das camadas de solo. Neste caso, deverá ser indicado no perfil individual da sondagem rotativa que, no trecho em solo, foi utilizado o método de perfuração destrutiva, sem amostragem e ensaios;
  • Execução antecipada de sondagem a percussão, na mesma locação da sondagem rotativa, efetuando a perfuração, ensaios SPT e amostragem conforme a sondagem a percussão. Usualmente, na sondagem a percussão é utilizado o revestimento diâmetro de 4'' para posterior aproveitamento do furo pela sondagem rotativa. A sondagem a percussão não recebe numeração específica, sendo seus dados incorporados ao perfil individual da sondagem rotativa;
  • Perfuração das camadas de solo utilizando os métodos de sondagem rotativa (coroas, barriletes etc). AS camadas de solo são perfuradas e amostradas com barrilete duplo e pouca água. Não sendo necessários os ensaios SPT, a amostragem das camadas de solo é feita continuamente. Os testemunhos obtidos devem ser acondicionados em embalagens plásticas, hermeticamente fechadas nas extremidades;
  • Outros procedimentos e combinações além dos acima mencionados podem ser utilizados para atender aos requisitos das diferentes situações encontradas durante as investigações.

Em todos os procedimentos de perfuração e amostragem das camadas de solo a passagem para a perfuração e amostragem do maciço rochoso pelo método rotativo deverá ser feita ao ser atingido o impenetrável ao ensaio SPT, conforme abaixo:

  • até 5 cm de penetração após 10 golpes consecutivos, excluídos os primeiros 5 golpes; ou
  • quando forem atingidos 50 golpes no mesmo ensaio.

Este procedimento destina-se a assegurar a recuperação da parte superior do maciço rochoso, geralmente mais alterada e fraturada, o que não pode ser feito com os ensaios SPT.


Foto 2: Equipe de Campos Suporte Solos - Sondagem Rotativa (SR).


Leita também:

A Sondagem a Trado (ST)


Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

 

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br