"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio Permeabilidade do Solo - Ensaio de Carga Variável – Conheça mais detalhes sobre este ensaio - Norma NBR 14545
Ensaio Permeabilidade do Solo - Ensaio de Carga Variável – Conheça mais detalhes sobre este ensaio - Norma NBR 14545

Para definição da permeabilidade de um solo comumente são realizados ensaios em amostra indeformada/compactadas em permeâmetro de parede rígida ou flexível conforme método de ensaios adotado.

Há dois métodos que são realizados comumente para determinação da permeabilidade sob carga variável descritos na NBR 14545.

Foto 1. Célula triaxial.

O primeiro ensaio Método A consiste em moldar o corpo de prova indeformado ou compactado em célula triaxial. O corpo de prova é montado na câmara no mesmo procedimento dos ensaios triaxiais. Após instalação na câmara as medições de permeabilidade são obtidas com auxílio de sistema hidráulico o gradiente hidráulico necessário para gerar fluxo e com medidores de volume obter a vazão da amostra. O método permite realizar os ensaios em vários estágios de pressão confinante e assim obter curvas de permeabilidade em função da pressão confinante e da variação do gradiente.

O segundo ensaio Método B consiste em moldar o corpo de prova indeformado ou compactado para ser instalado em câmara de parede rígida, o processo de montagem envolve a utilização de elementos de vedação de baixa permeabilidade, comumente utilizado a parafina para envolver o corpo de prova e a bentonita para confinar o corpo de prova as paredes do permeâmetro. A aplicação das cargas é feita por , cuja a obtenção da vazão é obtida através da variação da coluna em intervalos de tempo.

O ensaio de carga variável é indicado para solos argilosos e silto-argilosos de baixa permeabilidade. Alguns fatores podem influenciar a permeabilidade tais como: temperatura, estrutura, índice de vazios, homogeneidade, tamanho dos grãos e grau de saturação.

O ensaio de permeabilidade tem fundamental importância para a engenharia. As leis que regem os fenômenos de fluxo de água em solos são aplicadas nas mais diversas situações: cálculo de vazão, análise de recalques, araste de material sólido “piping”, estudo de estabilidade e definição de materiais para filtros entre outros.

Leia mais:

O Ensaio de Adensamento Edométrico: Explicação pelo modelo de Terzaghi. Procedimentos


Precisando de Ensaios Geotécnicos ? 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br