"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio Adensamento do Solo - Ensaio em prensa tipo Bishop – Conheça mais detalhes sobre este ensaio - Norma DNER IE 005
Ensaio Adensamento do Solo - Ensaio em prensa tipo Bishop – Conheça mais detalhes sobre este ensaio - Norma DNER IE 005

O ensaio de adensamento consiste em determinar os parâmetros de compressibilidade de solos pela aplicação de valores crescentes de tensão vertical, sob condição de deformação radial nula.

O ensaio é realizado a partir de moldagem de corpos de prova moldados em anel de metal impedindo a movimentação lateral e assim o fluxo de água ocorre na direção vertical. O ensaio em sua maioria é realizado em equipamento convencional, que possui poucas adaptações em relação ao originalmente proposto por Terzaghi. 

Foto 1. Corpo de prova moldado em anel de metal.


O ensaio é feito através de aplicação de incrementos de carga de duração de 24 horas cada, onde se monitoram as deformações em intervalos de tempo normatizados. Os incrementos de carga seguem a seqüência de 0.125, 0.25, 0.50, 1.0, 2.0, 4.0 e 8.0 kgf/cm². Outras sequências de carregamentos podem ser adotadas em função do tipo de solo e o nível de tensões desejado.

Com os resultados obtidos durante os ensaios, plotam-se as curvas para cada incremento de carga em escala logarítmica segundo Casagrande ou escala raiz do tempo segundo Taylor. A partir desses gráficos determina-se os fatores tempo que são utilizados no cálculo de Cv ( Coeficiente de Adensamento). Do ensaio é se obtêm o gráfico tensão x índice de vazios que determina o coeficiente de recompressão Cr, coeficiente de compressão Cc, Índice de expansão Cs e a Pressão de Pré-Adensamento (PA).

Foto 2. Célula de adensamento durante ensaio em prensa tipo Bishop.

Com os resultados obtidos no ensaio de adensamento os projetistas definem a expectativa de prever os recalques, em obras de solo mole na finalidade de definir os métodos para acelerar as deformações previstas.

Leia mais:

O Ensaio de Adensamento Edométrico: Explicação pelo modelo de Terzaghi. Procedimentos


Precisando de Ensaios Geotécnicos ? 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br