"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Estudo de Dosagem – Diferentes misturas e suas principais características
Estudo de Dosagem – Diferentes misturas e suas principais características

O estudo de dosagem para bases e sub-bases de pavimentos é fundamental para garantir a qualidade e a durabilidade das estruturas rodoviárias. Abaixo exploramos alguns dos principais estudos de dosagem:


Foto 01: Estudo de dosagem – Preparação de Ensaio – Pesagem Cimento

Solo-Cimento:  A mistura solo-cimento é frequentemente utilizada em bases e sub-bases de pavimentos. Essa técnica envolve a combinação de solo natural com cimento para melhorar suas propriedades mecânicas e estabilizá-lo. A adição de cimento possuí maior eficácia em solos de predominância arenosa. Utilizar solo-cimento traz benefícios como o aumento da resistência e a rigidez do solo, estabiliza o material reduzindo a suscetibilidade à erosão e à deformação e pode ser aplicado tanto em bases quanto em sub-bases de pavimentos.

Solo-Cal:  O estudo de dosagem, solo-cal, visa preparar o solo para uso em pavimentação, melhorando suas propriedades físicas e químicas. Os principais resultados esperados com esse estudo é diminuição das características expansivas do solo e aumento de parâmetros de resistência. A adição de cal possuí maior eficácia em solos com predominância argilosa. A adição de cal também aumenta a resistência ao cisalhamento do solo e altera seu comportamento resiliente, tornando-o semelhante a um material granular. Esse estudo é fundamental para garantir a estabilidade e durabilidade das estruturas de pavimentação.

Solo-Brita: Além de estudos de dosagem que adicionam componentes químicos para melhoria das características do material, também é possível adicionar agregados (britas) com o mesmo objetivo. O estudo de dosagem Solo-Brita determina a quantidade ideal de solo e brita para garantir a resistência e estabilidade necessárias nas camadas de pavimentação. É fundamental para a construção de estradas, calçadas e outras superfícies que requerem uma base sólida e durável. 

BGTC: Brita Graduada Tratada com Cimento, também são empregadas em bases e sub-bases. A BGTC utiliza uma composição de agregados, cimento e água, e sua dosagem é feita em massa.


Foto 02: Estudo de dosagem – Preparação de Ensaio

Para cada tipo de dosagem temos normas regentes que determinam parâmetros a serem adequados para que a dosagem possa ser empregada na obra. Alguns parâmetros, por exemplo, são faixas granulométricas e parâmetros mínimos de resistência a serem atingidos. 


Foto 03: Estudo de dosagem – Moldagem corpo de prova

O processo de dosagem envolve um estudo com diferentes teores de compostos químicos (Cimento, cal, etc) e materiais locais ou transportados (Jazidas). Esses estudos tem o objetivo de determinar a proporção ideal de cada material para obtenção dos parâmetros normativos e redução de custos nas obras.