O ensaio ISC - Índice de Suporte Califórnia, popularmente conhecido como CBR - California Bearing Ratio,
foi concebido em 1929 no Departamento de Estradas de Rodagem da Califórnia (EUA) Voltado, especificamente, para o dimensionamento de pavimentos rodoviários, foi posteriormente adaptado pelo Corpo de Engenheiros para o projeto de pavimentos de aeroportos e se mantém até hoje como o parâmetro de projeto mais utilizado no mundo. Esse ensaio foi desenvolvido pelo engenheiro O. J. Porter, e posteriormente aprimorado pelo United States Corps of Engineers (USACE), com o objetivo de integrar no dimensionamento de pavimentos rodoviários, determinando a capacidade de suporte de um solo compactado. Foi introduzido no Brasil em 1966 pelo engenheiro Murillo Lopes de Souza, e adaptou-se à realidade brasileira.
Figura 1. Preparação do corpo-de-prova.
De acordo com Porter, esse ensaio foi desenvolvido a fim de avaliar o potencial de ruptura do subleito (afundamentos plásticos), uma vez que esse era o defeito mais comumente observado nas rodovias da Califórnia naquela época.
Figura 2. Pesagem do corpo-de-prova.
Por definição, CBR expressa a relação entre a resistência à penetração de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistência do mesmo cilindro em uma pedra britada padronizada. O ensaio permite, também, obter um índice de expansão do solo durante o período de saturação por imersão do corpo-de-prova (96 horas).